terça-feira, 14 de abril de 2009

A mulher e a Anarquia


UM POUCO SOBRE EMMA GOLDMAN

Emma Goldman

Emma Goldman (27 de Junho, 186914 de Maio, 1940) foi uma anarquista de origem lituana que ficou conhecida pelos seus textos e discursos feministas e pelos seus testemunhos acerca da Revolução Russa. Após emigrar para os Estados Unidos em 1886, é expulsa em 1919 em razão da sua intensa atividade política. Volta então para a Rússia, mas volta a abandonar o país por discordar do rumo autoritário tomado pelo governo bolchevique. Viveu em vários países, participou da guerra civil espanhola e veio a falecer no Canadá. Emma Goldman é, até hoje, a anarquista mais famosa da história dos Estados Unidos, país no qual viveu a maior parte de sua vida, mesmo se comparada com os homens anarquistas.É dela a famosa frase: "Se não posso dançar, não é minha revolução", que define de maneira simples a idéia anarquista de liberdade.

Imigração aos Estados Unidos

Com 17 anos Emma Goldman emigrou com sua irmã mais velha, Helene, para Rochester, Nova Iorque, para morar com sua irmã, Lena. Lá trabalhou muitos anos na indústria têxtil e em 1887 casou-se com um colega de trabalho, Jacob Kersner.O enforcamento de quatro anarquistas depois da Revolta de Haymarket levou Goldman à militância e a conhecer outra proeminente figura do anarca-feminismo, Voltairine de Cleyre. Com vinte anos ela se tornaria uma revolucionária. Abriu mão de seu casamento e família, viajou para New Haven, CT, e depois para a cidade de Nova Iorque.Goldman e Kersner mantiveram-se legalmente casados garantindo a ela sua cidadania estado unidense. Tal e qual tantos judeus daquela época, Emma Goldman era contra a criação do estado do sionista.

Suas Principais obras:

Livro:O individuo,a sociedade e o estado(Emma Goldman)
"Tudo que é bom e nobre,grandioso e belo,sabio e util,foi determinado pelo espirito de liberdade,do amor pela liberdade,apesar do ranger de dentes dos governos e da autoridade.Quando o homem estiver curado dos efeitos da autoridade,quando ele entender que essa liberdade é a coisa mais preciosa,quando ele for livre para viver,trabalhar,agir,desenvolverparticipar das relações sociais com quem tem apreço,então guerra,conquistas,roubo,corrupção,pobreza e todos os ornamentos do estado,todos os fardos da autoridade serão olhados como relíquias da brabárie."

Emma Goldman

Um comentário: